31/01 - Dia do Boné

  • 31/01/2018
  • By Melon Design

A data foi instituída para marcar o dia da abertura da primeira empresa de bonés em Apucarana, a Cottons. O APL de Bonés comemora essa data fazendo homenagens às pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do boné. Em anos anteriores foram homenageados os primeiros fabricantes, a primeira costureira, o primeiro serígrafo, as empresas que praticam responsabilidade social e colaboradores que tiveram ideias inovadoras. 

APUCARANA 

O boné completa mais de 40 anos de história em Apucarana, tornando-se um setor que congrega atualmente mais de 500 empresas e gera mais de 15 mil empregos diretos e indiretos. Vale lembrar que Apucarana é conhecida como capital do boné.

HISTÓRIA DO BONÉ 

As histórias da invenção/criação e o próprio uso do boné divergem entre locais, datas e materiais, mas conforme alguns sites, o inicio deve ter sido mesmo no Egito, como quase tudo no mundo, mas o artefato usado na época era muito diferente do que temos hoje, era algo feito com couro que servia para proteger a cabeça do sol e depois virou até “marca” de tribos passando a ser usado como um adorno.
Porém, a evolução deste chapéu para mais próximo do Cap que conhecemos veio muito tempo depois na França. A própria origem etimológica vem de um oficio de pessoas que teciam malhas que eram usadas para cobrir a cabeça (do francês bonnet, palavra que descende do Latim medieval, obunnis, “espécie de capa”). Essas pessoas eram chamadas de Bonnet. Uma outra versão já mais aproximada , com separação e uma aba mais acentuada tem registros de cerca de 200 anos nos mercados europeus, usados pelos trabalhadores , principalmente de açougues e tabernas.

Após ler mais sobre a história do boné, o que mais lhe chamou a atenção? Compartilhe aqui com a gente! 




Fonte: adaptado do site TN ONLINE