Descarte correto na confecção

  • 12/12/2017
  • By Melon Design

Como são descartadas as sobras da sua confecção? O processo de produção garante o mínimo de desperdício de material?
Uma maneira de melhorar o descarte das sobras é investindo em um sistema de gestão ambiental. No entanto, nem toda empresa tem esta consciência, especialmente, porque a lei ainda não obriga que micros e pequenos negócios apresentem um plano de gerenciamento de resíduos sólidos. Mas, se estas empresas estivessem a par de todos os benefícios trazidos pela correta destinação do lixo, este seria um cenário bem diferente. Saiba mais sobre o assunto:


A IMPORTÂNCIA DE DESCARTAR CORRETAMENTE OS RESÍDUOS DA CONFECÇÃO


Em primeiro lugar está a questão ecológica. Diminuir o desperdício e descartar corretamente o lixo são ações que contribuem para a sustentabilidade. Além disso, estas são ações que melhoram a reputação da marca. Você já viu no rótulo de algum produto mensagens avisando que os processos de produção da empresa contribuem para a preservação do planeta? Essa é uma boa propaganda, porque a maioria das pessoas prefere investir em quem mostra responsabilidade ambiental.
Outro ponto positivo, que vale a pena destacar, é em relação a parte financeira. Quando há economia de material, há menos despesas para o seu negócio. Podemos citar ainda: os incentivos fiscais oferecidos pelo governo, o aumento da competitividade da confecção e a possibilidade de lucrar com os tecidos que sobram.

O QUE DIZ A LEI?

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), apenas as médias e grandes confecções precisam apresentar um plano de gerenciamento de resíduos. Se o lixo gerado pelo seu negócio é considerado domiciliar ou em quantidade equivalente aos resíduos descartados em residências, não é necessário apresentar este plano (para saber qual é a quantidade limite, verifique o que dizem as leis do seu município). No entanto, um sistema de gestão ambiental é importante para garantir que a sua empresa funcione no seu potencial máximo e para aproveitar todas as vantagens citadas.


COMO DAR A CORRETA DESTINAÇÃO AOS RESÍDUOS

O primeiro passo é investir no treinamento dos funcionários para que cada sólido seja descartado no local correto. Além da coleta seletiva, existem outras maneiras de dar um melhor aproveitamento para as sobras da confecção. Pedaços de tecido podem ter utilidade para a equipe responsável pela limpeza da empresa, por exemplo. Dessa maneira, há economia com a compra de flanelas e panos de chão. Estas sobras também podem ser vendidas para outras empresas, com esta mesma utilidade. Assim, além de garantir que as sobras serão aproveitadas, a confecção tem um pequeno lucro com a venda.
Um passo importante para garantir o correto descarte de resíduos, é criar um plano de gerenciamento para isso e deixar um profissional responsável pela tarefa. Este plano deve incluir uma análise nos processos de produção da empresa: o setor de corte, por exemplo, deve ser otimizado para que haja o mínimo de desperdício.


Sua empresa já conta com uma estrutura de gestão ambiental? Conte-nos a sua opinião sobre o assunto!


Fonte: adaptado do site Vexta