A Indústria de Boné em Apucarana

  • 11/12/2017
  • By Melon Design

As primeiras fábricas de bonés se instalaram na região na década de 1970, com as empresas Cotton’s, Farol, Kep’s e Semetec, que produziam bandanas e tiaras. Começou permeado por desafios como a falta de insumos para a produção, baixa qualidade dos tecidos, falta de controle de qualidade e a pouca tecnologia dos maquinários.

Na década de 1980, após o fim do ciclo cafeeiro no Norte do Paraná, o desenvolvimento econômico de Apucarana apoiou-se principalmente na indústria alimentar e de couro. Ao mesmo tempo, a indústria de bonés começava a se destacar no município como grande empregadora de mão-de-obra, a quebra de três importantes indústrias do setor motivou o surgimento de muitas outras empresas menores, formadas, muitas vezes, por ex-funcionários que haviam perdido seus empregos. Porém, foi na década de 1990 que se desenvolveu de forma mais significativa, quando vários empreendimentos da cadeia produtiva de bonés e confecções se instalaram no município e agilizaram a produção. O fechamento de um contrato com o antigo Banco Nacional, que tinha como garoto propaganda o piloto Ayrton Senna, contribuiu para projetar os bonés de Apucarana em mídia nacional. Esse fato marcou a formação do Arranjo Produtivo Local (APL), que foi buscando, por meio da cooperação, a melhoria da qualidade e da produtividade da indústria de bonés, resultando no fechamento dos primeiros contratos comerciais. Em 1997 foi criada a ABRAFAB´Q – Associação Brasileira de Bonés de Qualidade, tendo como objetivo principal a estruturação e adequação dos bonés locais para a comercialização no mercado internacional. Em 2000 foi fundada a ASSIBRA – Associação das Indústrias de Bonés e Brindes de Apucarana e em 2005 foi criada a ANIBB – Associação Nacional das Indústrias de Bonés, Brindes e Similares. Segundo o Censo Industrial, Apucarana é um dos maiores centros produtores de bonés do Brasil. A consolidação da indústria do boné foi significativa para a economia local.

Fonte: adaptado do site “Agência Sebrae de Notícias” (https://goo.gl/GaJ5kj) e do artigo “Censo Industrial Do Arranjo Produtivo Local De Confecções De Bonés De Apucarana No Estado Do Paraná” (https://goo.gl/GV7VCL) e “A Indústria Do Boné Em Apucarana – Estudo De Caso” (https://goo.gl/KYirmr)