Bonés: Conheça alguns modelos

  • 05/12/2017
  • By Melon Design

O boné é um acessório coringa. Além de proteger do sol, a peça é um complemento para tornar mais descolado um visual básico. Não é só o modelo da aba reta ou curva, da parte de trás, fechada ou snapback, que fazem a diferença. Conheça alguns detalhes desta peça versátil para seu estilo.


Modelo ABA CURVA


Os bonés de ABA CURVA ganharam seu espaço com a necessidade de um item que melhorasse a visão dos jogadores de baseball, útil para tapar os raios solares e melhorar o desempenho dos jogadores. Logo, foram adotados por outros esportes ao ar livre, como o surf, o tênis e o skate.
Atualmente, usados por quem é adepto a um visual mais discreto. Além disso, os bonés de aba curva continuam sendo os mais utilizados para a prática esportiva.


Modelo ABA RETA


Os bonés com aba curva dominaram a moda, mas isso apenas até o momento em que o
hip hop e o skate viraram febre nos anos 90. Ambas as vertentes trouxeram a aba reta no visual, que trazia uma alternativa “rebelde” ao acessório.
Os bonés de aba reta ajudam a compor um visual mais ousado e chamativo.


BONÉ SNAPBACK


Os bonés nesse estilo são aqueles que possuem cintas plásticas para regular o ajuste à cabeça. O nome snapback vêm do barulho que as tiras fazem quando juntadas ou
separadas, tipo um “snap” mesmo.
Por muito tempo, eles foram os mais produzidos, considerando que são facilmente ajustáveis ao formato da cabeça de qualquer pessoa e encontram poucas restrições. Os snapbacks foram febre até o fim dos anos 90, quando as peças de aba reta e fechadas se tornaram mais populares.

BONÉ TRUCKER


Também conhecidos por "gimme caps", "feed caps", "boné de rede", boné de tela" e até
uma vertente de bonés de baseball, os Trucker Hats tiveram sua origem como brinde ou
item de trabalho que as empresas rurais davam a seus fazendeiros, caminhoneiros ou outros trabalhadores do campo para se proteger do sol, a tela furada na parte de trás
auxilia na respiração da cabeça.

BONÉ FECHADO


Os bonés fechados não possuem nenhum fecho para ajuste — daí o seu nome! Por isso, muitas vezes, é preciso comprar modelos com tamanhos tabelados para um fit correto.
Além disso, alguns deles possuem elásticos para garantir melhor fixação à cabeça.
Com a explosão do hip hop, os bonés fechados dominaram a moda no fim dos anos 90 e
início dos anos 2000, principalmente os modelos de aba reta.


Fonte: adaptado do site Hawaii Virtual e Emporium Brazil


BONÉ STRAPBACK


Os strapbacks são bem semelhantes aos snapbacks, uma vez que ambos se ajustam ao
formato da cabeça de quem os usa. O diferencial deles é que possuem cintas com fivelas e outros acessórios para prender, em vez dos tradicionais círculos de plástico.
Essas cintas podem ser feitas do mesmo tecido do boné ou, então, de couro e outros materiais.


DAD HAT


Como o próprio nome sugere, o dad hat é aquele modelo usado por todo paizão gringo.
Sem dúvidas, você já deve ter visto esse boné nos filmes e em fotos de celebridades com o estilo mais despojado. É como se tivessem colocado o primeiro boné que acharam pela frente. Mas, na verdade, é esse o diferencial do dad hat: sua versatilidade.
Ele tem uma aparência um pouco “surrada”, confortável, ele pode ser usado tanto em looks esportivos e casuais.


FIVE PANEL


Esse modelo é um grande sucesso da moda urbana. Alguns dizem que ele foi inspirado em bonés mais rasos, usados para caça, ciclismo e acampamentos. Outros afirmam que o five panel surgiu nos anos 1980, com os clubbers europeus.
Com tons mais escuros e sombrios (o preferido de muitos rappers famosos) até estampas floridas e um design diferenciado, o five panel atrai todos os gostos. É um
boné feito com um material mais leve e flexível, com 5 tiras — geralmente de couro, sendo 1 na frente, 2 nos lados e 2 em cima — e a parte traseira aberta.

http://blog.hawaiivirtual.com.br/saiba-quais-sao-as-diferencas-dos-bones-trucker-fivepanel-dad-hat/


VISEIRA


Lisas ou estampas, clássicas ou moderninhas, as viseiras são o tipo de acessório que
marca presença, seja na prática de esportes ou em ocasiões onde há a necessidade de
proteger o rosto sem esconder os cabelos. Muito utilizada por mulheres em piscinas,
praias e passeios ao ar livre.


http://www.douxstore.com/blog/viseira-e-hit-na-moda-praia/