Equipamento de costura

  • 21/11/2017
  • By Melon Design

MEDIDOR DE CIRCUNFERÊNCIA PARA BONÉS


Equipamento projetado especialmente para que se possa manter o padrão de qualidade e a precisão na medida interna da circunferência dos bonés.

APARELHO DE BRONZE PARA VIÉS


Dispositivo indispensável na aplicação de viés nas medidas entre 25 e 30mm, nas costuras internas dos bonés. Com o aparelho de bronze Lola Soluções, será possível chegar no ajuste fino para uma costura perfeita.

BASE PARA CORTE


Este equipamento de costura é utilizado para realizar o talhe nos tecidos em conjunto com o cortador rotativo – que pode ser usado com vários tipos de lâminas. Aliado a esta peça, pode-se empregar o esquadro – disponível em diversos tamanhos -, comum para o corte rotativo, patchwork e trabalhos manuais.

FITA MÉTRICA


No mercado existem três tipos de fitas de medida e cada uma delas pode ser utilizada de uma forma diferente. A fita métrica tradicional é flexível e essencial para a atividade de costura. Já a adesiva pode ser fixada permanentemente na mesa de trabalho e utilizada para medições horizontais, por exemplo. O último tipo é a retrátil que fica acondicionada dentro de uma caixinha metálica (parecida com uma trena) e pode ser encontrada em diferentes comprimentos e larguras.

CARRETILHA


O modelo simples e a carretilha dupla são empregadas para transferir as marcações do papel de molde para o avesso do tecido. O primeiro deve ser utilizado com cuidado em tecidos finos e o modelo duplo também serve para marcar as costuras nas fibras.

MARCADOR DE TECIDO


Existem alguns equipamentos de costura que são utilizados com a finalidade de fazer indicações de modelagem nos tecidos, como o giz de alfaiate. Já o Lápis giz é bastante utilizado para traçar linhas finas e precisas nos panos. A caneta marcadora de tecido é empregada para marcar o tecido, com a vantagem de que desaparecem em poucos dias ou podem ser lavados com água.

DEDAL


O modelo de couro é utilizado para costurar peças mais leves, já o de metal – existente em vários tamanhos -, geralmente é utilizado para proteger o dedo médio e pode ser empregado para um número maior de costuras.


DESCOSTURADOR


Também conhecido como abre casas, possui uma ponta curva afiada para facilitar o trabalho de desmanchar as costuras.


CORTA FIO


Essa ferramenta, com encaixe perfeito às mãos, é útil para cortar fios soltos das peças.
Conhecida também como “tic tac” e “tesoura de arremate”.

OUTROS ACESSÓRIOS

FITILHO

Utilizado como guia para refilar o excesso de tecido, linhas e viés do boné, antes da costura da carneira e da aba. Com largura de 8 milímetros, o fitilho também tem a função de demarcar a dobra do tecido para que seja costurada a carneira e a aba.

EVA
Acessório utilizado com a função de dar volume aos bordados, conhecido como efeito 3D. A Lola disponibiliza esse produto em diferentes cores para que, depois do bordado, o EVA não fique visível. O EVA Lola Soluções, oferece a densidade exata para resistir à pressão da agulha do bordado, evitando a compressão indesejada da espessura. O EVA também oferece a dureza ideal para que seja removido após o bordado, deixando a peça sem resíduos.

Fonte: adaptado do site Audaces