Cuide bem da sua máquina

  • 08/11/2017
  • By Melon Design

1º MANTENHA A MÁQUINA LIMPA: Ao menos uma vez por semana, lembre-se de limpar o seu maquinário para evitar o acúmulo de poeira. Se você utiliza muito sua máquina, essa limpeza precisa ser realizada frequentemente.

2º LUBRIFICAÇÃO: Toda máquina precisa ser lubrificada de tempos em tempos. Há aquelas (principalmente industriais) que possuem lubrificação automática. Para as que não têm, bastam algumas gotas de lubrificante adequado para que elas fiquem em dia. NÃO USE ÓLEO DE COZINHA. Os óleos lubrificantes específicos para as máquinas têm valor acessível e um ótimo custo benefício.


3º CONSULTE O MECÂNICO: Essa dica vale para todas, mas principalmente para quem usa o maquinário com uma grande frequência: é necessário contatar o mecânico para fazer uma revisão e as regulagens necessárias. Às vezes não notamos que existem falhas, então é importante que um profissional confira se está tudo de acordo, prevenindo danos maiores.


4º NA DÚVIDA, NÃO MEXA: Quem nunca quis abrir a máquina, principalmente na hora da limpeza ou então quando notou algo "anormal"? Mas, na dúvida, não desmonte o que você pode não saber montar. O risco de desconfigurar e montar incorretamente o maquinário é grande. Melhor evitar, certo? Lembre-se da dica anterior e, se notar algo diferente, consulte um mecânico.


5º CONSULTE O MANUAL: O manual deve sempre ser consultado em caso de qualquer dúvida. Ele foi escrito por quem realmente entende da sua máquina, então é a melhor fonte de consulta.