Entretela para roupas

  • 28/08/2017
  • By Melon Design

Que uma boa entretela pode mudar a cara de uma peça não é nenhum segredo, porém, muita gente ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor entretela para cada tipo de trabalho, visto que cada uma é ideal para um tipo de tecido e resultado esperado.
Mas, o que é entretela e para que ela serve?
A entretela é um material aplicado no tecido para encorpar e estruturar uma peça, seja ela uma roupa ou um projeto patchwork. Considerada um aviamento, ela tem diversas variações, tanto de materiais como de espessura. As entretelas podem ser de algodão, TNT, viscose, lã ou malha, finas ou grossas, com cola e sem cola.
Seu uso mais comum é em colarinhos de camisas e punhos, porém é muito utilizada em ternos, blazers, cós de saias e calças, bordados, entre outros.

Classificação:
Costumamos classificar as entretelas em dois grupos: as costuráveis e as fusionáveis(termocolantes).
Entretelas costuráveis: São aquelas que são fixadas à peça através de costura. Em outras palavras, são aquelas entretelas sem cola, em sua grande maioria, de TNT/papel. Elas são indicadas para projetos em que não se quer alterar as características do tecido, mas estruturá-lo mesmo assim. Muito usadas no patchwork para fazer a técnica do Foundation.

Entretelas fusionáveis (ou termocolantes): São as entretelas com cola, que são fixadas ao tecido com o auxílio do ferro de passar ou de uma prensa. Em sua grande maioria são utilizadas na indústria de vestuário, pois facilitam o trabalho, já que são coladas ao tecido e garantem melhor fixação para costurar. Aqui vale a dica: escolha entretelas com cola de boa qualidade, pois entretelas ruins podem causar bolhas e estragar o visual do tecido.
Tipos de entretelas
Hoje em dia existem diversos tipos de entretela disponíveis no mercado, cada uma é ideal para um tipo de projeto e por isso é importante escolher com cuidado. (Na hora de comprar, confira se para o tipo escolhido há disponibilidade de entretela com cola ou sem cola).
TNT (Tecido não tecido): mais conhecidas por entretelas de papel: são disponibilizadas em diversas espessuras, desde a mais fininha até aquelas bem grossas. São fáceis de encontrar em armarinhos e lojas de tecidos, são baratas e super simples de aplicar. Porém, em geral, elas vem amassadas e rasgam com facilidade. Depois de coladas, não é possível reaproveitá-las caso a colagem não tenha ficado boa, só cortando outra e reaplicando. Não aguenta mais lavagens.
Tecido Plano: são entretelas muito similares aos tecidos, porque são fabricadas com a mesma estrutura, ou seja, com fios na trama e urdume. São mais encorpadas e resistentes que as entretelas de TNT, dificilmente rasgam, são fáceis de aplicar e de remover e reaplicar, caso a aplicação não tenha ficado adequada. Porém, não são tão fáceis de encontrar quanto as de TNT e têm o preço mais elevado. Disponíveis em diversas espessuras, com boa resistência a lavagens.
Malha: são as entretelas mais maleáveis, que mantém o caimento do tecido e são utilizadas principalmente em peças de malha, tecidos finos e em alfaiataria. Essas entretelas deixam o tecido encorpado, mas não rígido. Vale lembrar que elas esticam, porém não tanto quanto o tecido de malha. São disponibilizadas em várias cores, até mesmo quase transparente. Assim como as entretelas de tecido plano, têm boa resistência a lavagens.
Antes de escolher uma entretela para um projeto, é interessante pedir algumas amostras e fazer testes, para saber qual delas melhor se adapta à criação que será feita, conferir aderência e resultado após lavagem.

O que levar em conta antes de escolher a entretela?
O tecido: primeiramente devemos pensar no tecido que será entretelado, ele é mais fino, estilo chiffon, ou mais grosso, como um jeans? Precisamos pensar em qual será o acabamento final desse tecido, como lavagens ou tingimentos especiais, sua margem de encolhimento e demais propriedades que possam alterar suas características. Por exemplo, se não escolhida adequadamente, em tecidos muito leves e entretela pode ficar visível ou então a cola pode passar para o outro lado.
A parte que será entretelada: é necessário pensar qual parte será entretelada, já que cada uma tem uma função e tamanhos diferentes e por isso requer uma entretela específica. Por exemplo, a entretela da gola de um terno deve ser diferente da entretela do cós de uma saia jeans. Aqui o importante é pensar isoladamente em cada parte para assim fazer a melhor escolha.
O resultado final: Qual resultado final queremos? Queremos uma peça bem estruturada ou com um caimento mais leve? É importante refletir sobre o visual que se espera da peça, já que uma entretela pode mudar muito a aparência de um tecido.

Como aplicar?
Entretelas sem cola: as entretelas sem cola são fixadas ao tecido através de costuras. Aqui, o ideal é alinhavar antes de costurar definitivamente, para evitar que algumas partes fiquem "emboladas" e dêem um aspecto mal acabado ao tecido.
Entretelas com cola: As entretelas com cola devem ser aplicadas com auxilio do ferro de passar (tanto doméstico quanto industrial) ou de uma prensa. Deve-se prestar atenção a temperatura do ferro, o tempo que ele ficará sobre a entretela e a pressão aplicada para entretelar.
A aplicação é bem simples: corte a entretela na forma do molde e coloque sobre o avesso do tecido que será entretelado, cuidando para que o lado com cola fique em contato com o tecido (o lado com cola é o mais brilhoso, ou mais áspero). Então é só colocar o ferro sobre a entretela* seguindo a temperatura ideal indicada pelo fabricante (se você não perguntou na hora de comprar, deixe o ferro em uma temperatura média - em temperaturas muito baixas a cola não gruda no tecido e em temperaturas muito altas a cola pode passar para o ferro). Pressione bem o ferro sobre a entretela, mas NÃO PASSE, porque pode criar bolhas. Vá por partes, pressionando aos poucos. Após a aplicação, espere a entretela esfriar antes de começar a trabalhar, evitando, assim, que ela se descole ou enrugue.
*Algumas pessoas gostam de colocar um papel manteiga sobre a entretela antes de passar o ferro, mas é opcional, ok?
Fonte: http://www.clubinhodacostura.com